domingo, 31 de julho de 2011

MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES

Pão é uma coisa mágica, enche as cestas e a casa

Quando comecei a cozinhar, havia duas coisas que eu não conseguia fazer direito: molho branco e pão. Devagar, errando um tanto e acertando outro, acabei aprendendo. Molho branco faço mais frequentemente. Já pão, só quando estou inspirada. E na 5a passada, 28/07, eu estava. Aí toca procurar uma receita leve e fácil. Achei essa aqui:

INGREDIENTES:
1 Kg de farinha de trigo
2 sachês de fermento biológico seco (20 g)
1 colher de chá de sal
6 colheres de chá de açucar
600 ml de água morna


MODO DE PERPARO:
Faça um monte com a farinha de trigo;
Esquente (só para ficar morno) os 600 ml de água e separe metade dela em uma vasilha. Em uma das metade de água, acrescente o açúcar e o sal e dissolva. Despeje essa água açucarada e salgada na "montanha" de farinha e comecea sovar. Vá misturando o restante da água e vá amassando tempo suficiente para a massa ficar homogênea e soltando da mão.
Numa vasilha polvilhada com farinha, deixe a massa descansar e crescer por 40 minutos (Ela quase dobra de tamanho). 
 
A massa depois do primeiro descanso. Grandona.
 
 
Aí volte a sovar por mais doi ou 3 minutos, modele no formato desejado e deixe descansar por mais 40 minutos. Esse segundo descanso é importante. Juro. Aí é assar. Aqui em casa demorou uns 20 min cada assadeira.

 
Uma das assadeiras já no forno. Padrão bolinha.
 
 
 
 
Aqui versão rosca recheada. Atentem para 
a textura do pão. Fica bem macio.
 
Rende um monte e é bem light, já que não tem nem ovo, nem óleo, nem leite. O sabor é bem neutro, vai com qualquer acompanhamento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário