quinta-feira, 28 de julho de 2011

BARUACA, O WAFFLE BRASILEIRO

Hoje, logo cedo, filha disse que tinha vontade de comer aqueles waffles norteamericanos. Por uma dessas coincidências que só a comida explica, em algum momento da noite de ontem lembrei da baruaca. 

 Baruaca, a panqueca nordestina

Quando eu tinha uns 11 anos, fui convidada para ir à fazenda da minha amiga Valéria, que morava no Guará 1, pertinho de Brasília. A propriedade era ali perto também. Fui com toda a família dela, que eu já conhecia porque eram todos alunos da Escola de Música de Brasília. Eram de origem mineira
e a fazenda, claro, refletia exatamente isso. Estou aqui lembrando da sala/cozinha, onde o fogão a lenha reinava soberano. E foi na chapa desse fogão, cuidadosamente untada com óleo (que vinha em lata naquele tempo), que um amigo da família começou a despejar a massa da baruaca. As rodinhas certinhas iam crescendo graciosamente e virando panquecas fofinhas e cheirosas.

As brincadeiras a respeito do nome (Baruaca X bruaca) só paravam quando o pai, ou a mãe, da Valéria puxavam mais uma moda na viola caipira. Parece clichê, né? Mas foi tudo assim mesmo. Á medida em que as baruacas ficavam prontas, as crianças iam sendo servidas. Umas passavam manteiga, outras mel e eu, pelo que me lembro, comi pura mesmo e achei bem gostosa. Pedi que o cozinheiro me ensinasse a fazer, porque já me arriscava no fogão nessa época. E chegando em casa, no fim do domingo, fiz para para meus irmãos e minha mãe. 

Hoje quando a filha falou dos waffles, veio a história inteira na cabeça. Santo Google ajudou a achar a receita e ensinou que Baruaca também se chama Bruaca e vem do Ceará, era uma alternativa à falta de pão ou de farinha de milho e que as crianças de lá (como as daqui) adoram. Pintou uma vontade? Então lá vai:
Ingredientes:
1 copo de farinha de trigo
1 copo de leite
1/2 copo de açúcar
Gotas de essência de baunilha
1 colher de sobremesa de fermento químico

Modo de preparo:
Misture tudo no liquidificador por uns 3 minutos;
Aqueça bem uma frigideira;
Pingue um pouquinho de óleo e espalhe com papel toalha, para untar bem e tirar o excesso; Coloque cerca de 1 concha cheia de massa no meio da frigideira e, quando fizer buraquinhos, vire o lado.




Sirva com geléia, Nutella, manteiga, requeijão, etc

Nenhum comentário:

Postar um comentário