domingo, 16 de setembro de 2012

PAPRIKA SCHINITZEL, ou uma versão dela

A primeira vez que comi Paprika - até aquele momento nem sabia que esse troço existia - foi com uma amiga do colegial. Ela também se aventurava entre panelas e temperos e adorava coisas meio picantes. Um domingo fui almoçar com a família dela num restaurante alemão lá em Moema (seria o Juca Alemão? Ou o Johann Sein?). Não lembro mais, mas lembro que quiseram me alertar de que era um tanto picante. Eu gosto, gente, sou bahiana! E mandaram vir a Paprika Schinitzel.

Lindo o prato. Lindo. Feito de carne de porco, boi ou ave, mais uma bolota feita de batata sobre cada pedaço de carne e um molho lindo, parecido com molho de estrogonofe, mas mais vermelho. E cheiroso. Nossa... lembro até hoje. Comi feliz demais por descobrir aquela iguaria! Sou muito grata pela apresentação.

Pois bem, hoje as crianças saíram para almoçar, enquanto eu trabalhava e marido também. Rádio EstadãoESPN na vitrola, nariz grudado na tela do computador e, vez em quando, uma levantadinha para olhar umas tabelas na mesa logo ali atrás. Quando deu meio dia, me dei conta de que nem tinha começado a pensar no almoço... meu deus... precisava ser algo fácil, rápido e que só precisasse do que tinha em casa. Num estalo me veio a ideia da paprika schinitzel. Fiz uma pesquisa nos livros e na web e percebi que era bem fácil e que, com poucas variações, eu tinha tudo aqui na cozinha. Aí, descongelei a carne na janela da área de serviço, descobri feliz um purê de batata de sexta-feira na geladeira e parti para o ataque.

Fiz uma adaptações, mas você pode fazer o original, como preferir. Ficou assim...



Carne bem temperada, molho de páprica. Deliciosamente simples.



INGREDIENTES:

4 Filés (mignon, ou alcatra, ou lombo, ou frango) temperados com sal e pimenta do reino.

Molho:
1 caixa de creme de leite (eu substituí por requeijão zero gordura, para ficar mais levinho)
1/2 xícara de água
1 colher de sopa de páprica doce
1 colher de sopa de páprica picante
1/2 cebola
1 colher de sopa de manteiga

MODO DE PREPARO:

O original manda deixar a carne em bifes, mas eu queis, sei lá porquê, cortar em tirinhas. Se você for mais tradicionalista, mantenha os filés, se quiser facilitar a vida de quem vai mastigar, tirinhas... Corte a carne em tirinhas e frite em uma colher de sopa de manteiga e uma colher de sopa de óleo. Fogo muito baixo, para não queimar. Enquanto frita, faça o molho. Corte a cebola muito muito muito pequenininha, frite na manteiga. Quando estiver transparente e mole, acrescente as pápricas e a água, mexa para dissolver, deixe ferver um pouco. Quando estiver dissolvido, coloque o creme de leite (ou o requeijão) e vá mexendo até ferver. Corrija o sal se necessário (o requeijão zero é bem salgado). Aí desligue para não talhar.

No meu prato adaptado, em vez de bolotas de batata sobre a carne, fiz assadas, porque achei que a moçada aqui ia gostar mais. Fiz assim:

INGREDIENTES:

1/2 kg de purê de batata. (Deve ter sido feito com umas seis batatas médias)
1 xícara de farinha de trigo
1 ovo
1/2 pacote de queijo ralado (porque tinha na geladeira e ia vencer em breve, mas não é obrigatório)

MODO DE PREPARO:
Misture tudo, molde bolinhas (com duas colheres, sabe, tipo bolinho de chuva) e leve ao forno - em fogo médio - até dourar. Pronto. Fica leve e é uma delícia. Marido, que é meio chato para comer, comeu e repetiu e repetiu e mais uma vez. Um orgulho!


No final, ficou assim:


Bolinhas de batata assadas.Leve, salgadinha, perfeitas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário