domingo, 16 de outubro de 2011

TORTA DE MAÇÃ

Começou ontem. Na verdade, na semana passada, quando recebi o boletim do Senhor Prendado. Mas foi ontem que a vontade de fazer uma torta de maça ficou incontrolável. Como eu nunca tinha feito uma integralmente, postei no Facebook o desejo de encontrar alguma receita de massa tão incrível quanto simples. Foi postar e começar a receber sugestões: Lúcio Freitas (Optei poor deixar com casca), Rino Marconi (optei por não usar outra camada de recheio) e Pamella Gachido, (fora os "curtir").

Li todas, passeei nos meus sites gastronômicos favoritos e comecei o processo de Elisificação das receitas. Em outras palavras, traduzir, ressignificar e dar a minha cara para as receitas. Ao fim de tudo, ficou assim:

INGREDIENTES

MASSA
. 1 1/2 xícara de farinha de trigo 
. 1/4 de xícara de açúcar (usei mascavo, mas pode ser o branco) 
. 1/3 de xícara de manteiga gelada cortada em pedacinhos 
. 3 colheres (sopa) de água

MODO DE PREPARO
Coloque a farinha, o açúcar numa vasilha e a manteiga (melhor que esteja meio gelada) e misture. Vai virar uma farofa úmida. Acrescente a água e vá mexendo. Fica uma massa pastosa que não gruda muito na mão. Espalhe a massa na assadeira (Usei uma de 25cm de diâmetro).


RECHEIO
. 2 maçãs cortadas em fatias de meia-lua, com casca.
. 3 colheres de sobremesa de açúcar
. 1/2 limão
. 1 colher de sobremesa de manteiga
. calela para polvilhar

MODO DE PREPARO
Disponha as maçãs sobre a massa. Esprema o limão e polvilhe o açúcar e a canela. Sobre tudo coloque pedacinhos de manteiga em vários pontos. Leve ao forno. Aqui em casa demorou 35 min em fogo médio-alto.

Veja lá:


A massa recebe a maçã. Operação precisa ser rápida
para a fruta não escurecer



Todos os ingredientes (menos a manteiga) arrumadinhos


A torta assando, ainda branquinha


Pronta e parcialmente devorada


Hmmmmmmmmmmmmmm

A filha, que não é a rainha dos doces frutados, A-MOU! Comeu dois pedações.
Destaque para a massa, que não é nada sem graça e parece um biscoito gostoso; e para o recheio, que ganha um creme delicioso entre a maçã e a massa, resultado do casamento entre o sumo da maçã, o açúcar e manteiga. Por fim, o namoro entre o doce e o azedo é na justa medida e digno de oração...






Um comentário: