domingo, 20 de novembro de 2011

RISOTO PAULINHO DA VIOLA



Acordei ainda ouvindo o samba elegante de Paulinho da Viola. Fomos ao show do príncipe e voltei alimentada pela sofisticação da música, dos músicos, da voz de Paulinho e do violão muito bem dedilhado por ele. E, por alguma razão que não explicar nem entender muito bem, arroz com brócoli, na minha cabeça, combinam muito bem. Daí que para fazer a associação entre a toada do dia e o que queria comer foi um átimo: risoto de brocoli com parmesão de verdade.

Providenciei os ingredientes e fui cuidando ponto por ponto. O segredo do risoto, além de ser feito com bons ingredientes, é ser preparado devagar. Mas sem frescura, porque é feito para grudar mesmo, era comida de camponês, das gentes diferenciadas da Itália, que misturavam, o que tinha em casa ao arroz, colocava um queijinho por cima e fim. A gente gosta de risoto - dizem os entendidos - porque ele remete à comidinha feita e dada pela mamma, quando a gente está começando a comer. Arroz bem cozido, misturado com umas coisas bem picadas e dadas com o maior carinho, com o intuito muito claro de fazer a gente crescer, progredir, ficar de barriguinha cheia e, com sorte, dormir, para a mamma ter o merecido descanso. Então é isso, prato fácil, farto e que alimenta corpo, alma e coração!

Meu risoto Paulinho da Viola foi feito assim:

INGREDIENTES
1 cebola
1 maço de brocoli (com algumas folhas)
1 caneca de arroz cru (eu usei arroz normal, mas pode ser o de risoto, ou o arbóreo, ou 7 grãos, ou integral)
4 canecas de água fervente com 1 caldo de legumes dissolvido (opcional)
3 col.sopa de creme de leite (pode ser requeijão também)
1 caneca de queijo parmesão (do bom) ralado
manteiga
sal

MODO DE PREPARO
Coloque as flores de brocoli com talos não muito grandes para cozinhar no vapor (para não ficar aquele fedor de pum na cozinha, esprema meio limão na água que vai fazer o cozimento). Enquanto isso, corte a cebola em rodelas fininhas, coloque para fritar na manteiga. Pique algumas folhas de brocoli e junte à cebola quando esta estiver transparente e molinha. Vá misturando (cuidado que é nessa hora que queima!!!). Acrescente a caneca de arroz e vá deixando fritar. Aí vá acrescentando a água fervente aos poucos e, cada vez que estiver quase secando, coloque mais água.

Quando o arroz estiver quase quase quase bom, acrescente 2/3 dos brocoli cozidos (reserve alguns para enfeitar), o creme de leite e metade do queijo ralado. Misture e tampe para terminar o cozimento só no bafo.
Dez minutos depois misture o restante do brocoli, coloque na travessa e jogue o resto do parmesão ralado por cima e sirva...


Aqui o acompanhante foi filé mignon suíço frito na manteiga e temperado com sal, pimenta do reino e sálvia desidratada + salada de mix de alfaces, abobrinha crua ralada e cenoura ralada. Recomendo!

Um comentário: