domingo, 5 de agosto de 2012

LIVRO NOVO - COMIDINHAS VEGETARIANAS



Comprei no fim das férias: Comidinhas Vegetarianas,
de Rita Taraborelli (Ed. Publifolha)






Não. Eu não virei vegetariana e nem pretendo. Embora, caso algum médico, um dia, me dissesse que não posso mais comer carne, só ia sofrer mesmo pelos peixes e pelos frutos do mar. Carne, frango e porco não me fariam muuuuuuita falta não. Mas então, por que comprar um livro chamado Comidinhas Vegetarianas? Explico:


1. Primeiro, porque é um livro de Comidinhas, como o próprio nome diz. E essa variedade é altamente tentadora para uma glutona como eu. Tem um componente de cuidado e carinho no preparo que, em geral, tornam o quitute mais gostoso.


2. Segundo, porque eu sou a vergonha dos gorduchos. Adoro salada, doces de frutas e comidas transformadas com vegetais. O gosto dos vegetais (mais do que o do bacon, o da carne e o dos amidos) é o que mais me apetece nas comidas. As frutas, os legumes e as verduras, dificilmente enjoam, causam mal-estar, se combinam perfeitamente com azeite e temperos variados. São, portanto, a alegria da refeição.


Para explorar o sabor dos vegetais e ainda fazer bonito




O grande engano em relação às cenouras, beterrabas, pepinos, chuchus (sim, chuchu... eu e o filho adoramos!), e que tais, é imaginar que basta jogar na água e cozinhar, colocar um salzinho e pronto. O mesmo para a salada. Nada mais furreba que tomate e alface tendo que se aturar mutuamente numa vasilha de inox. 


Vegetais gostam de ser tratados como estrelas, querem se combinar, se casar e se entregar aos cheiros e sabores que os fazem brilhar, explodir de sabor. Temperos secos, ervas finas, mix de especiarias, além de azeite, manteiga, creme de leite, ghee, e similares, costumam fazer uma cenoura virar um creme mágico. Acreditem.


E esse livro novo, Comidinhas Vegetarianas, vai bem nesse caminho. Ainda vou experimentar as receitas de Rita Taraborelli e volto aqui para contar a vocês. 



2 comentários: