quarta-feira, 3 de agosto de 2011

AMOR POR SALADA

Quem disse que salada é chato? Chato é alface crespa e tomate todo dia. Com azeite e vinagre e sal. Salada é e pode ser a alegria do almoço. Eu tenho dois caminhos para conseguir esse feito: ingredientes que dão alegria e molhos que valem todo o prazer de comer. Na primeira lista: queijos, azeitona, doritos, pedacinhos de frango, presunto de parma, carpaccios, kani, frutas e por aí vai. Na segunda lista, a dos molhos, hoje foi dia de curtir um aqui: Gengibre com mel. Excelente para esse friozinho safado de São Paulo. Receita mais que rápida: 1 limão expremido, 1 colher de sobremesa de mel e 1 colher de chá de gengibre ralado. Misturou, acabou! No meu prato ainda coloco azeite e um pouquinho de sal. Divino. Juro.

E gosto também porque esse molho me lembra um tempo feliz. Trabalhava em Higienópolis, pertinho da Angélica, e tinha o maior prazer em descobrir pequenos restaurantes ou cafés que serviam almoço. Foi no café Duetto que descobri esse molho de gengibre. Eles serviam quiche de bacalhau rodeado por salada de folha e o molhinho vinha a parte. O doce/ardido do mel com gengibre casa lindamente com o limão. E o salgado do bacalhau termina de fazer a festa do paladar. Pronto, acabei de almoçar e já estou com água na boca de novo. Enquanto tento achar a receita do quiche de bacalhau, fica aí convosco uma saída simples e incrível para deixar outras saladas mais felizes:

INGREDIENTES:
4 figos frescos cortados em cruz (as quatro partes não podem se separar)
vinagre balsâmico
mel

MODO DE PREPARO
Coloque os figos com a casca para baixo numa assadeira e regue com o aceto e o mel.
Leve ao forno até ter se formado uma calda grossa e escura (fruto da alquimia perfeita entre vinagre, mel e os sumos do figo).
Espere esfriar e coloque sobre uma cama de folhas.


Aí é ajoelhar e comer. Há quem faça com pêssego. Nunca fiz, mas qualquer dia experimeto.

Um comentário:

  1. Eu adoro fruta na salada! Essa mistura do doce com salgado que muita gente odeia, é uma das coisas que eu mais amo em todos os pratos! Olha uma salada que eu comi outro dia, que é de morrer e eu jamais teria imaginado porque é de brócolis!
    Você coloca uns floretes de brócolis, mas cozinha só por 1 minuto, é prá ficar crocante mesmo! Mistura com cebola roxa cortada beeem pequena, castanha de caju picada, um pouco de bacon bem picadinho e uva passa. O molho era de maionese com vinagre e um pouquinho de açucar (se bem que eu sempre prefiro iogurte, mas enfim...).

    Eu sou como vc, acho salada essencial!

    Bjocas

    Paty

    ResponderExcluir