sábado, 28 de julho de 2012

CALDO VERDE DO EDU AMARAL

Caldo verde, comida de verdade



Adoro descobrir gente com gosto por cozinha. O Edu Amaral, que eu conheço desde a adolescência, além de filósofo e facilitador da política é também cozinheiro de mão cheia. Gosta de comidas fortes, bem temperadas, sem frescura. E a receita de Caldo Verde que a gente faz aqui, aprendi com ele. Faz uns dias já que pedi para ele repetir a receita, fiz e foi um arraso. Até minha filha, que é bem Mafalda e não gosta de sopa, pediu para provar e comeu, sem resmungar. Anotem aí:

INSTRUÇÕES DO PROF. EDU:
"Não tem segredo, Elisa. Cozinhe batatas, umas três grandonas, junto com as linguiças ou paio, com um pouco mais de 1 litro de água, um tanto de azeite e dois ou três dentes de alho. Depois de cozinhá-las, separe as carnes e bata as batatas com esta mesma água que as cozinhou. Está pronto o creme. Volte à panela e deixe ferver. Quando ferver desligue o fogo e coloque uma xícara de couve manteiga fatiadinha. Pronto!


Eu costumo separar um tanto mais de couve que bato no liquidificador e somo ao creme de batata, antes de colocar a couve.

No mais, pense que a receita é de comida de pobre mesmo. Se quiser acrescentar bacon e cebola, mais alho, refogá-los antes de devolver o creme de batatas... ok. Ah, sim... devolva o caldo na panela e devolva as carnes, né? Eu cozinho uns pedaços grandes para ser mais fácil separá-los da batata. Depois eu as fatio bem fininhas... ;)"

Alimenta a alma e a barriguinha


Nenhum comentário:

Postar um comentário