sábado, 14 de julho de 2012

PAVÊ DE PÊSSEGO EM CALDA

O pacote de rosquinhas de chocolate que alegraram as últimas noites - eu e o filho líamos, ou víamos jogos na tv dividindo o pacotão - estava no finzinho. Naquele finzinho de biscoitos quebrados que ninguém mais quer. E foi ele quem me pediu para virar algo mais apetitoso, afinal, tivera uma vida nobre, em companhia da rainha-mãe e do Delphin. Pois bem... Tinha leite condensado, leite, manteiga (cabeça de gordo lê: OBA, BRIGADEIRO BRANCO!). E também tinha uma lata de pêssego em calda, que o filho ama! Preciso fazer aqui um comentário. Meu irmão costuma dizer que pêssego em calda, assim como goiabada e biscoito cream cracker, é comida de resistência. Quando tudo mais acabou na despensa, eis essas iguarias ali firmes, sem estragar! Uma riqueza.

Pois foi assim:

INGREDIENTES:
. 2 xícaras bem cheias de rosquinhas de chocolate quebradas
. 6 metades de pêssego em calda picados grosseiramente
. um pouco da calda para molhar as rosquinhas
. 1 lata de leite condensado
. a mesma medida da lata de leite
. 1 colher de sopa de manteiga

MODO DE PREPARO:

Numa panela, coloque o leite, o leite condensado e a manteiga. Em fogo baixo, mexa até desprender do fundo. Vira um brigadeiro branco mole. Reserve. Enquanto o brigadeiro esfria um pouco, coloque as rosquinhas já quebradas no fundo de uma travessa (eu gosto das de vidro, porque dá para ver as camadas), por cima coloque os pêssegos e regue tudo com uns 100ml da calda (sim, aquela que veio na lata mesmo. Sem dó, vamos lá!). Por cima de tudo, despeje o brigadeiro branco. Aqui eu não coloquei mais nada por cima, porque não dava tempo. Mas aí na sua casa você escolhe, raspas de chocolate, mais rosquinhas esmigalhadas, granulado, bolinha de chocolate, mais pêssego, sei lá... e leve à geladeira para esfriar.

Na hora de servir, a rosquinha desaparece e eu seu lugar aparece um mousse bem legal, porque não é muito muito doce. O pêssego é levemente azedo e combina lindamente com o doce bem doce do brigadeiro branco. Importa dizer que o pêssego, ao contrário da uva, não faz o brigadeiro ficar aguado, coisa que detesto com todas as minhas forças. E, importa dizer 2, que se eu fosse trocar a fruta, optaria por morango, que deve ficar bem bom também.

Ó ele aqui já comido. Bem comido:


Soberbo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário